A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASul realiza, até o dia 26, a terceira edição da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL (SAPIENS), com o tema “Desafios e perspectivas de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão em tempos de pandemia”. Pela primeira vez, o evento será mediado por tecnologias digitais, com transmissões pelo canal da UEMASUL no YouTube e Plataforma Galoá. Na solenidade de abertura haverá palestra ministrada pelo presidente da FAPEMA, Dr. André Luís Silva dos Santos.
Coordenado pelas Pró-Reitorias de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), a SAPIENS (que integra o IV Seminário de Iniciação Científica – SEMIC, a IV Jornada de Extensão Universitária – JOEX, e o II Workshop de Inovação Tecnológica) tem como principal objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica e de extensão produzidos pelos acadêmicos. Como parceiros, o evento tem o CNPQ e a FAPEMA.
A programação conta com minicursos, oficinas, palestra e premiação, além de apresentações orais dos bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e de Bolsas de Extensão (PIBEXT). Foram 125 trabalhos cadastrados nos anais do evento e 500 participantes inscritos para a Semana, incluindo os participantes dos cinco minicursos disponíveis.
A SAPIENS também visa a socialização do conhecimento, o incentivo à pesquisa e a articulação da instituição com o ensino e a extensão, que são pilares da universidade, para o enriquecimento da formação acadêmica dos discentes da UEMASUL.