No dia 16 de janeiro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará o I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Música – Música e Sociedade. Promovido pelo curso de especialização na área, o evento tem por objetivo fomentar reflexões sobre as interseções entre música, educação e sociedade. A programação terá início às 14h, no auditório Ribamar Chaves Caldeiras, localizado no Centro de Ciências Humanas (CCH).
Buscando também abrir um espaço para discussões entre os participantes, o seminário contará com três palestras de especialistas de renome internacional que, por meio de seus estudos e pesquisas, vão partilhar com a comunidade acadêmica o que se tem posto atualmente sobre a temática.
Segundo o professor do departamento de Música da UFMA, coordenador do evento e também palestrante, Marco Aurélio Aparecido, a iniciativa surgiu como uma forma de difundir o trabalho da primeira pós-graduação em música da Universidade, que é voltado para a área da educação. Por isso a ocasião busca alcançar um público diversificado, unindo os professores e graduandos das licenciaturas, da pedagogia, psicologia e áreas semelhantes, para debater uma abordagem mais crítica e consciente da música e sua aplicabilidade na educação musical.
“A nossa especialização é em música com foco em ecologia sonora e educação sonora. É uma especialização não só para professores de música, mas para professores diários afins, para profissionais da pedagogia, das letras, da psicologia e das artes. Então, nós escolhemos profissionais e pesquisadores que têm trabalhos voltados para a sonora na sociedade e no ensino de música. Então, você pode observar que os três temas têm essa relação”, afirmou o professor.
Programação
A programação contará com as palestras “A musicalização infantil e a influência no desenvolvimento cognitivo”, que será ministrada pelo professor do departamento de Matemática da UFMA, Nilson Santos Costa, especialista em música e cognição; “Da Tríade Adorniana Hipotética – TAH – aos Planos Hopotéticos da Audição – PHA: reflexões sobre o conceito de audição inteligente – AUIN”, que será ministrada por Marco Aurélio Aparecido da Silva, professor do departamento de Música, coordenador da Pós-graduação em Música (especialização) e coordenador do evento.
A ocasião também terá a participação internacional do professor e coordenador do departamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Mário Aníbal Cardoso, que ministrará a palestra “Cartografias Sonoras e a Produção do Espaço: Explorando a simultaneidade urbana através da criação sonora”.
Sobre a organização do primeiro seminário de Música, Marco Aurélio destacou os múltiplos apoios que fizeram a realização do evento ser possível. “Nós contamos com o apoio de, além dos professores que vão ministrar a palestra, o professor Mário, que é do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, todos voluntariamente. Nós temos o apoio do Centro de Ciências Humanas, apoio do nosso curso de especialização, do meu grupo de estudos de pesquisa e ecologia sonora, da Fundação Mundes, que é portuguesa, e da Revista Europeia de Assuntos Artísticos, da qual eu sou da Comissão Científica, que é uma revista internacional Qualis A4”, contou.
As inscrições podem ser feitas pelo site do SigEventos da UFMA. Os participantes também receberão certificado.