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Projeto da UFMA incentiva interesse de alunas do ensino médio no curso Engenharia Mecânica

Por: Bruna Castro - UFMA

Com o objetivo de buscar a igualdade de gênero no âmbito acadêmico e de trabalho, a professora do Câmpus São Luís Eliziane Souza coordena o projeto “Meninas ‘off road’ buscando a estrada da engenharia”. O projeto, que teve início em janeiro de 2021 e será desenvolvido até julho deste ano, tem como principal intuito mostrar a alunas do ensino médio que os cursos de ciências exatas, tecnológicos e de engenharia não são exclusivamente “masculinos”. Com foco na Engenharia Mecânica, o projeto busca mostrar para as alunas que os conceitos e conteúdos abordados na graduação não possuem gênero e podem ser aprendidos e explorados por elas.

Além da professora, o projeto conta com a participação de dois professores do curso de Engenharia Mecânica, o professor Vilson Souza Pereira e o professor Dalmo Inácio Galdez Costa, além de cinco alunas da graduação, duas bolsistas e três voluntárias. O trabalho é desenvolvido em cinco escolas públicas de São Luís e conta com a participação de três alunas e uma professora, por escola. A coordenadora afirma que o objetivo do projeto, além de despertar nas alunas o interesse pelo curso é aproximar a universidade das unidades básicas de ensino.

A metodologia do projeto tem como diretrizes um projeto integrador, que consiste na construção de um veículo automotor “off road”. A didática tem como foco proporcionar a interdisciplinaridade entre os temas, assuntos e conceitos que serão abordados durante o desenvolvimento do projeto.

A coordenadora ainda comentou sobre o fato que historicamente as mulheres foram excluídas das ciências exatas e engenharias e ressaltou a importância desse movimento de integração das mulheres nesses espaços, em que ainda hoje são minorias: “Se olharmos para a atuação profissional, dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia mostram que há apenas aproximadamente 14% de mulheres engenheiras registradas no conselho. Ou seja, ainda há interdição e o desestímulo ao acesso feminino em certas áreas do conhecimento e profissões originalmente redutos masculinos no Brasil. Nesse sentido, é extremamente importante projetos que propõe uma busca por igualdade de gênero no âmbito acadêmico e de trabalho, e que levem para as meninas, estudantes do ensino médio, uma nova visão dos cursos de exatas, tecnológicos e de engenharia”, afirmou.

A estudante Emelly Baldez, que trabalha como voluntária no projeto relatou a importância dessa iniciativa e detalhou um pouco as atividades realizadas. “Nós, do projeto ‘Meninas Off Road’, temos orgulho de participar e contribuir em um projeto com um objetivo tão importante que é o incentivo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. Assim, esperamos que através de palestras e desafios, apresentados para as alunas das escolas participantes, expor um pouquinho deste universo para elas. Nós sabemos o quão é importante ter mulheres em que podemos nos espelhar nesta área, por isso acreditamos na validade deste propósito”, finalizou.

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