Estão abertas as inscrições para a I Jornada Virtual “Cenários do Viver no Maranhão Colonial”, promovida pelo grupo de pesquisa “Cenários do Viver no Maranhão” da Universidade Federal do Maranhão, por meio das professoras, Antônia da Silva Mota, Maria da Glória Guimarães Correia e Marize Helena de Campos, do Departamento de História -UFMA e Mestrado Profissional em Rede do Ensino de História (ProfHistória – UFMA) e do professor Raimundo Inácio Araújo, docente do Colégio Universitário COLUN – UFMA e Mestrado Profissional em Rede do Ensino de História (ProfHistória – UFMA).
A Jornada Virtual ocorrerá no dia 26 de setembro, das 9h30 às 17h, por meio da plataforma Google Meet e terá certificação de 6 horas aos seus participantes. As inscrições serão feitas por meio da plataforma do Sistema de Gestão de Eventos da UFMA. Um painel de pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo de pesquisa será exposto no decorrer das atividades do evento, com temáticas sobre a história do Maranhão no período colonial.
A Jornada tem o intuito de apresentar estudos sobre o Maranhão colonial a partir de sua diversidade e das mesclas processadas, bem como das superposições e das diferenças verificadas nas tramas de sua dinâmica cotidiana.
A atividade foi pensada como um espaço de diálogos e intersecções e contará com a participação do historiador Alexandre Pelegrino, doutorando da Vanderbilt University e membro do Slaves Societies Digital Archive, na conferência de abertura; e na moderação das mesas redondas, das docentes Isabel Araújo Branco e Maria Dávila, pesquisadoras e coordenadoras do Centro de Humanidades (CHAM) das Universidades Nova de Lisboa e dos Açores, respectivamente.
Consulte a programação completa
Outras informações podem ser obtidas pelo site da I Jornada Virtual