S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

HU-UFMA lança edital do Programa de Iniciação Científica da Ebserh-CNPq

Serão oferecidas dez bolsas voltadas para alunos de graduação

Por: Assessoria de Comunicação do HU-UFMA

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolverá um Programa de Iniciação Científica, voltado à alunos de graduação. A iniciativa se configura como um dos objetivos da Rede de incentivar o desenvolvimento das áreas de ciência e tecnologia em saúde, em seus hospitais universitários federais.

A proposta do Programa foi divulgada na Reunião de Chefias e Colaboradores desta sexta-feira, 25, na presença de autoridades da UFMA, da superintendente e representantes do hospital. Na pauta, foram especificados como funcionará a iniciativa e os requisitos do Edital.

O Programa disponibilizará 320 bolsas, durante um período de doze meses. Dessas, dez serão destinadas ao HU-UFMA. Como remuneração, o valor corresponde à tabela de bolsas de iniciação científica do CNPq do ano de 2021, de R$ 400,00 mensais por aluno. Ao final da experiência, será realizado um evento para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Rede Ebserh. 

Poderão participar não apenas alunos dos cursos relacionados diretamente à área da saúde, mas também de outros cursos oferecidos nas universidades, podendo ser da área de humanas, exatas e outras, desde que a pesquisa se desenvolva nos hospitais da Rede.

HU-UFMA lança edital do Programa de Iniciação Científica da Ebserh-CNPq (1).jpeg

A gerente de Ensino e Pesquisa, Rita Carvalhal, falou sobre a importância da iniciativa no campo acadêmico. “O grande diferencial para nós é que os nossos técnicos que têm experiência em pesquisa, com titulação de mestre ou doutor, podem ser orientadores dos alunos bolsistas. Essa é uma data representativa também por ser o primeiro programa da Ebserh com essa vertente”.

A superintendente, Joyce Santos Lages, destacou o impacto do programa para a instituição. “Essa é mais uma forma de avançarmos no campo da pesquisa na nossa instituição. Com esse recurso, os alunos poderão trabalhar conosco e ajudar a desenvolver trabalhos importantíssimos para a sociedade.”

Natalino Salgado, reitor da UFMA, enfatizou que a oportunidade trará muitos benefícios ao hospital. “Muitas de nossas pesquisas são fruto do esforço próprio do hospital e da Universidade, dos pesquisadores, mas estava faltando uma linha de financiamento. Agora, com esse recurso, teremos mais projetos, mais linhas de pesquisas, então este é um momento que merece ser festejado”.

Quer saber mais? Acesse o edital e fique por dentro das regras do Programa.