S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Alunos do IFMA conquistam vaga em mundial de robótica

Por: Assessoria de Comunicação do IFMA

A equipe Atom conquistou vaga na copa do mundo de robótica.

Uma equipe formada por estudantes do IFMA Campus Açailândia conquistou 2º lugar na Etapa Nacional da FIRA Brasil 2021, que foi disputada nos últimos dias 6 e 7 de dezembro, em São Luís. A classificação garante uma vaga na FIRA RoboWorld Cup, copa do mundo de robótica que vai ser realizada em Dubai no ano que vem. O time vice-campeão faz parte do grupo de pesquisa Açaimov, que contou com um total de três equipes na competição nacional – todas bastante elogiadas pela comissão organizadora e competidores.

Os representantes do IFMA competiram na modalidade DRC Explorer, que consiste em simular um cenário de auxílio às vítimas de um terremoto presas em um prédio. Segundo o subcoordenador do Açaimov, professor Anderson Evangelista, o desafio é desenvolver um robô autônomo capaz de encontrar o local onde as vítimas se encontram e lhes prestar atendimento utilizando os kits de primeiros socorros disponíveis no ambiente. “O robô deve ser capaz de desviar de obstáculos, subir rampas, encontrar a farmácia e coletar os kits de primeiros socorros, os quais devem ser levados até as vítimas”, explica.

O grupo Açaimov é formado por professores e alunos dos cursos técnicos de Automação Industrial e Eletromecânica do Campus Açailândia. Uma das áreas de atuação é a robótica competitiva, que costuma atrair o interesse dos estudantes para a área de robótica. Para o coordenador do grupo, o professor Brehme Mesquita, a formação técnica dos integrantes do Açaimov se torna um diferencial com relação às outras equipes geralmente formadas por alunos do ensino médio regular. “O olhar dos nossos alunos aos desafios que participamos nas competições de robótica perpassa pelos conhecimentos oriundos do ensino técnico”, afirma.

Na FIRA Brasil, todas as equipes do Campus Açailândia tiveram um bom desempenho. No fim da primeira rodada, os estudantes do IFMA estavam na 2ª, 3ª e 4ª colocações. Já na segunda rodada, a equipe Atom chegou a assumir a liderança depois de alcançar o local das vítimas sem erros de percurso, mas a equipe concorrente acabou obtendo pontuação suficiente para reassumir o primeiro lugar. A competição terminou com a equipe Atom na 2º colocação. O time foi formado pelos alunos Danilo Gonçalves, Eduardo Torres, Tyson Duarte, Rebeca Alves e Kaylane do Nascimento.

Ao todo, a competição contou com a participação de 20 alunos do IFMA Campus Açailândia na categoria U-19, para estudantes de 15 a 19 anos. O FIRA Brasil foi a única competição de que os membros participaram em 2021 – devido à pandemia de Covid-19, o grupo Açaimov havia paralisado as atividades desde 2020. Mas, segundo os coordenadores, já existe a expectativa de retornar aos eventos como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e o Torneio Juvenil de Robótica (TJR) no ano que vem.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!