S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Curso sobre cultura do Sorgo é promovido na UEMA

Por: Polyanna Bittencourt - UEMA

Foto: Wagner Souza

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Grupo de Inovação em Sistemas Integrados de Produção (GINTEGRA), realizou nesta quarta (05), o curso “Cultura do Sorgo: da teoria a prática”.

Segundo a professora Valéria Xavier de Oliveira Apolinário, integrante do GINTEGRA e responsável técnica do curso, um dos objetivos é promover a cultura do sorgo que ainda não é muito explorada no Maranhão.

“A diversidade de opções desse tipo de cultura para exploração é importantíssimo, pois o sorgo, que é um tipo de cereal, tem diversas funções, desde alimentação animal até na produção de energia, então é muito válido trazer essa opção para o produtor do estado, para que possam ter mais essa opção”, destacou a professora.

O curso foi ministrado pelo doutor, Flávio Tardin, da Embrapa Milho e Sorgo, que falou sobre as varias possibilidades de uso do sorgo. “Durante o curso apresentamos a cultura, os tipos, as oportunidades de uso e capacitamos como conduzir uma lavoura de sorgo, que ainda é pouco retratada nas universidades, então a ideia foi capacitar os alunos para conhecer essa cultura e saber como conduzir”, disse.

Foto: Wagner Souza

Para o acadêmico de zootecnia, Vitor Ribeiro Reis, o curso foi uma oportunidade para se capacitar e aprender mais sobre a cultura. “O sorgo tem uma importância econômica muito grande pro país e para o estado e é uma cultura que precisa de consultores capacitados para prestar assistência aos produtores, porém ainda tem poucos cursos sobre o assunto no estado. Essa capacitação, promovida de forma gratuita, foi excelente oportunidade para que possamos nos qualificar e futuramente prestar esse serviço para o produtor”.

O curso foi realizado em dois momentos, o primeiro no qual foi apresentada toda a parte teórica, do manejo à colheita e durante a tarde foi realizada a parte prática.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!