S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Pesquisadores da UEMA realizam levantamento sobre situação sanitária de cães no município de Belágua – MA

O Uema Pesquisa deste mês apresenta os projetos: Estudo epidemiológico, espacial, molecular e sorológico de Leishmania infantum em cães domésticos no município de Belágua, cerrado maranhense; Distribuição espacial da ectoparasitofauna e pesquisa de Rickettsia sp. em carrapatos de cães em municípios maranhenses, Nordeste do Brasil.

O trabalho executado pelas pesquisadoras mestrandas Andrea Teles dos Reis e Carla Fernanda do Carmo Silva teve a orientação da professora Rita de Maria Seabra Nogueira, e coorientação dos professores Andréa Pereira da Costa e Francisco Borges Costa, com a participação da médica veterinária doutoranda Thais Bastos Rocha, do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UEMA.

O trabalho, realizado no período de julho de 2019 a julho de 2021, teve como objetivo realizar um levantamento sobre a situação sanitária de cães no município de Belágua, localizado na microrregião de Chapadinha.

Segundo a pesquisadora Andrea Teles, durante o trabalho detectou-se a presença do parasito Leishmania infantum em cães domésticos no município, e elaborou-se um mapa de risco.

“ Através da pesquisa foi possível compreender a dispersão dos casos de leishmaniose visceral canina na cidade e também a identificação de ectoparasitas nos cães como pulgas, piolhos e carrapatos”.

A pesquisa é financiada pela Universidade Estadual do Maranhão e integra profissionais como Biólogos e Médicos Veterinários. Além disso, o projeto tem impacto na própria sociedade de Belágua, uma vez que visa estudar não apenas doenças que acomete os cães, mas também aquelas que podem ser transmitidas ao ser humano.

“Iremos compartilhar os resultados desta pesquisa com as autoridades responsáveis pela Secretaria de Saúde de Belágua para informar a situação do município com relação a positividade de cães com Leishmaniose Visceral Canina e os riscos dessa enfermidade para a comunidade. Iremos realizar a divulgação das pesquisas para a população através de cartilhas educativas sobre as principais zoonoses, além da publicação de artigos e participação em congressos”, ressalta a pesquisadora.

O programa UEMA Pesquisa é um espaço destinado à divulgação de pesquisas e publicações científicas de acadêmicos e professores. O programa é mensal e pode ser acompanhado nas redes sociais Uema Oficial no instagram, twitter, youtube e facebook.

%d bloggers like this: