S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

I Colóquio sobre gastronomia e hospitalidade começa nesta terça-feira, 31

Por: Hérika de Almeida - UFMA

De 31 de agosto a 1º de setembro, o Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (Detuh) promoverá o “I Colóquio de Gastronomia e Hospitalidade: perspectivas e aproximações”, em parceria com docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade (PPGH) da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense (GPICG). O encontro ocorrerá de forma virtual, das 9h às 18h, com transmissão pelo Google Meet.

O objetivo do evento é explorar os campos da hospitalidade e do turismo, de modo a possibilitar novas perspectivas e sedimentar discussões relevantes para ambos os campos. Foram disponibilizadas 500 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do Sigeventos. O público-alvo são os estudantes de graduação e pós-graduação da UFMA e da UAM, em que podem participar também pessoas interessadas pela temática, incluindo pesquisadores e empresários que atuam nas áreas da gastronomia, turismo e hospitalidade. Haverá certificado para os inscritos, com carga horária de 16 horas.

A professora do Detuh Linda Maria Rodrigues destacou a importância do evento. “Temos aí uma oportunidade de debater e discutir assuntos muito pertinentes à atividade turística, à gastronomia, à hospitalidade e teremos, é claro, mesas com debates profícuos que vão trazer à tona tanto a perspectiva da pesquisa quanto a perspectiva essencialmente do mercado de trabalho com diversos assuntos que estarão relacionados e que vão trazer conhecimentos dessas universidades e de seus alunos, além de também apresentar um pouco sobre a pesquisa nesse eixo relacionado. Muitos desses trabalhos são desconhecidos e precisam ser socializados porque fazem parte da discussão nas nossas universidades, das extensões, das pesquisas, do ensino, e a gente precisa conhecer um pouco da realidade dos diversos pesquisadores do Brasil”, declarou.

A abertura do evento será realizada pelos professores Ruan Tavares Ribeiro, do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA (Detuh); e Rafael Ferro, do curso de Gastronomia da Universidade do Vale da Paraíba (Univap). O colóquio será realizado em cinco mesas temáticas, abordando questões relativas ao patrimônio, ao potencial turístico, às práticas e aos estilos de vida, aos produtos gastronômicos e à pesquisa científica em gastronomia em conjunto com a hospitalidade. Entre os palestrantes convidados, o destaque é para a professora Aline Guedes (UAM), ex-participante do programa Mestre do Sabor.

A programação ainda contará com a participação de gestores públicos que discutirão iniciativas de fomento da gastronomia como área de importância cultural material e imaterial. Na ocasião, o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro dos Santos; o secretário-adjunto de Turismo do Estado do Maranhão, Hugo Ricardo de Paiva Veiga; e o secretário de Turismo de São Paulo e ex-ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, terão a oportunidade de apresentar ações e projetos.

De acordo com um dos organizadores do Colóquio, professor Ruan Ribeiro, é uma oportunidade para discutirem, aprofundarem e ampliarem os conhecimentos relacionados à Gastronomia e Hospitalidade, além de proporcionar reflexões relacionadas ao Turismo.

Confira a programação completa

Em caso de dúvidas e/ou mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail rafacferro@gmail.com.

Saiba mais

I Colóquio de Gastronomia e Hospitalidade foi idealizado pelos estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (PPGH/UAM) Ruan Tavares Ribeiro e Rafael Ferro. O evento surgiu com o intuito de socializar as pesquisas desenvolvidas por pesquisadores das duas universidades e, por essa razão, as mesas serão compostas por professores, alunos e ex-alunos das referidas instituições.

%d bloggers like this: