S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Conheça a Liga de Atenção à Saúde Mental do campus da UFMA, criada em meio à pandemia, que aborda a saúde mental por meio de projetos de extensão

Por: Kaio Lima - UFMA

Foi em meio à pandemia, num cenário em que a saúde mental dos brasileiros chegou a ter, segundo pesquisa, piora de até 53%, que foi criada a Liga de Atenção à Saúde Mental (Lasam), vinculada ao Departamento de Enfermagem do Câmpus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão.

A Liga começou a atuar de modo informativo, debatendo formas de sofrimento psíquico dentro e fora do meio acadêmico, por meio de workshops, congressos, aulas práticas integrativas, entre outras, buscando, assim, por meio da extensão, promover saúde mental e compartilhar conhecimento.

Para que a comunidade acadêmica e em geral possam conhecer um pouco mais sobre a Lasam e sua atuação, a diretora Gabriella Araújo Gomes falou sobre a Liga e seus objetivos, formas de trabalho, como se tornar um membro, entre outros assuntos.

DCom: O que é a Lasam?

Gabriella Araújo – A Lasam é uma entidade acadêmica sem fins lucrativos e religiosos com duração ilimitada e vinculada ao Departamento de Enfermagem da UFMA, Câmpus Imperatriz, constituindo um projeto de ensino, pesquisa e extensão. Proporciona aos graduandos maior contato com a comunidade e seu futuro profissional, auxiliando no desenvolvimento de senso crítico e raciocínio científico, além de interação com profissionais que já atuam na área. Aborda ainda a saúde mental dos próprios acadêmicos e como isso influencia no seu processo de aprendizagem, debatendo as mais variadas formas de sofrimentos psíquicos dentro e fora do ambiente acadêmico.

DCom: Quando foi criada a Lasam?

GA – A Lasam foi oficialmente fundada no dia 21 de maio de 2020, momento muito propício diante do recente cenário pandêmico, mas ela tinha sido proposta em colegiado meses antes.

DCom: Qual o objetivo em criar uma Liga de Atenção à Saúde Mental?

GA – A ideia partiu da necessidade de implementar, no âmbito social e acadêmico, o debate de como desenvolver a saúde mental e o porquê de ela ser tão importante. Já havia na UFMA muitas ligas e projetos voltados a discussões sobre a saúde física, e a Liga de Atenção à Saúde Mental é essencial para somar discussões fundamentais sobre como os indivíduos podem desenvolver uma relação harmônica do corpo com a mente.

DCom: Como é a formação da Lasam, entre docentes e discentes?

GA – A Lasam é formada atualmente por acadêmicos de variados períodos dos cursos de Psicologia e Enfermagem, tanto da UFMA como de outras instituições. Possui orientadora docente da UFMA e uma colaboradora docente de outra instituição. Temos ainda apoio de discentes colaboradores, que são ex-membros da Lasam que já se graduaram ou que estão em estágio, para auxiliar na realização de atividades.

DCom: Como é a forma de trabalho da Liga?

GA – As atividades atualmente estão limitadas ao ensino híbrido, e são desenvolvidos trabalhos e eventos científicos de interação multidisciplinar, debates por meio de encontros quinzenais de temas relacionados à saúde mental e estudos de casos e criação de conteúdo digital informativo. Mas, fora do contexto híbrido, a Lasam também desenvolverá aulas práticas em componentes da rede em atenção psicossocial de forma presencial.

Dcom: Como a pessoa pode se tornar membro da Liga?

GA – A cada ano, a Lasam lança edital de processo seletivo para novos integrantes. A seleção ocorre em duas etapas, sendo uma a avaliação escrita e a outra uma entrevista.

Saiba mais

Na próxima quinta-feira, 26, a Lasam realizará uma reunião aberta sobre “Capacitação para atendimento das condições excepcionais no ensino remoto e presencial de alunos neurodiversos”. A participação pode ser garantida por meio site de inscrição, de forma gratuita.

%d bloggers like this: