S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

III Simpósio Nacional de Bioética discutiu as temáticas de ética, bioética e biossegurança

Por: Hugo Oliveira - UFMA

No período de 26 a 28 de junho, foi realizado o III Simpósio Nacional de Bioética, evento que foi organizado por meio da parceria entre as comissões de Ética no Uso de Animais (Ceuas) da UFMA, da Universidade Ceuma (Uniceuma) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), além de envolver os programas de pós-graduação destas respectivas instituições e debater o tema “Bioética e Experimentação Animal”.

O objetivo do III Simpósio Nacional de Bioética foi de propor a divulgação, promoção e discussão das temáticas propostas, como ética, bioética, biossegurança e experimentação animal, assim colocando em questão a abordagem das diversas áreas de experimentação animal, com ênfase no bem-estar dos animais em experimentação, além da perspectiva de atualização profissional acadêmica.

O evento ocorreu de forma remota, teve mais de 568 inscritos de diversas regiões do país e foram apresentados 51 trabalhos. Participaram palestrantes de renomadas instituições de ensino e pesquisa, como o Instituto Butantan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

Também foram ofertados aos participantes três minicursos: “Introdução ao planejamento estatístico de experimentos”, “Anestesia e analgesia de animais em laboratório” e “Técnicas histológicas”. Também houve apresentações orais dos trabalhos científicos submetidos, que ocorreram nas manhãs dos dias 27 e 28 de junho.

Para o coordenador do evento, Rafael Cardoso Carvalho, a expectativa para a realização do Simpósio foi superada. “Este ano pensamos e planejamos este evento com todo carinho, a fim de aprimorarmos nossos conhecimentos acerca da experimentação animal, princípios éticos de experimentação e legislação, em que pudemos trocar experiências no que diz a respeito às nossas pesquisas e protocolos utilizados”, completou.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
%d bloggers like this: