S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Abertas as inscrições para o Seminário Paulo Freire, que ocorrerá de 27 a 29 de setembro, em formato on-line

Por: Allan Potter - UFMA

Com o tema “Resistências e utopias na construção de uma educação como prática de liberdade”, estão abertas as inscrições para o Seminário Paulo Freire, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Formação e Trabalho Docente (Gepp-Fortrad) do Centro de Ciências, Educação e Linguagens (CCEL) do Câmpus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão, que ocorrerá no formato remoto, entre os dias 27 e 29 de setembro.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 27 de setembro, pelo site do evento. Aos interessados em submeter trabalhos terão até o dia 20 de agosto para enviar seus artigos e/ou resumos expandidos, optando por um dos dez eixos temáticos e pagando uma taxa de R$ 10 por trabalho, com o propósito de auxiliar na publicação dos anais do seminário. A coordenação orienta que a submissão de trabalhos não equivale a inscrição no evento, portanto, autores que submeterem trabalhos, devem realizar a inscrição para participar das atividades do evento.

Para o docente do curso de Licenciaturas em Ciências Humanas do Câmpus Bacabal e um dos organizadores do seminário, Wheriston Silva Neris, esse evento é uma importante etapa de discussão no campo educacional sobre as contribuições do diálogo freireano para a formação de educadores, na perspectiva de fortalecer os vínculos do processo educacional com o compromisso de transformar o ato de educar num processo de libertação e construção de uma nova realidade.

“Além da importância da obra de Paulo Freire, como visto em diversos países e pesquisas recentes, este seminário também constitui uma das primeiras atividades coletivas do grupo GEPP-Fortrad, cuja composição reúne docentes oriundos de diferentes cursos, com experiências de pesquisa variadas, e com atuação que vem animando o fortalecimento da presença da universidade no interior do estado do Maranhão”, ressaltou.

Ele ainda afirma que em tempos atuais, reafirmar o legado de Paulo Freire é assumir o compromisso com a educação como prática da liberdade. “A educação deve ser molhada de amor à vida e em defesa dela. É com esse engajamento que buscamos reunir neste evento professores, pesquisadores, estudantes, ativistas, militantes de movimentos sociais e sindicais do estado do Maranhão e de outros estados, para uma reflexão crítica e propositiva do contexto atual da sociedade e, em especial, da educação brasileira”, finalizou.

Outras informações poderão ser consultas pelo site do Seminário Paulo Freire.

%d bloggers like this: