S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Mestrandos do PGCult UFMA são aprovados na primeira Residência de Projetos do Brasil

Por: Assessoria de Comunicação da UFMA

Os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult – UFMA) Raimundo Plácido Freire Neto e Emanuely Ferreira dos Reis Luz foram bolsistas selecionados entre os mais de setenta inscritos para preencherem oito vagas no Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), constituído pela associação de 26 municípios, sendo 25 do Maranhão e um do Pará. A ideia do consórcio é trabalhar pelo desenvolvimento social e econômico dos municípios consorciados em nível multimodal. O projeto terá início no mês de junho.

Por meio de um acordo de cooperação entre o CIM e a UFMA, foi criado o Laboratório de Educação e Inovações na Gestão Pública (LabCim) para a realização de cooperação técnica e científica, visando ao intercâmbio, desenvolvimento e à execução de atividades de pesquisa e extensão em programas e projetos especiais, bem como o estabelecimento de mecanismos para sua realização. Para esses processos, foram abertas vagas para pesquisadores, mestrandos e doutorandos da UFMA, para darem suporte à criação do Núcleo de Captação, Elaboração e Gestão de Projetos do consórcio.

“É sempre gratificante para nós, pesquisadores, quando conseguimos bons êxitos, seja na publicação de artigos em revistas, na aprovação de trabalhos em eventos internacionais, e agora na aprovação da primeira Residência de Projetos do Brasil. Trabalhar com pesquisadores e professores de outras universidades federais, nesse projeto piloto, vai nos proporcionar uma experiência incrível, e essa troca de conhecimento impactará diretamente no nosso desenvolvimento na área acadêmica e profissional. É um desafio muito grande participar desse projeto, mas, ao mesmo tempo, gratificante em contribuir para a formação de uma sociedade melhor. Agradeço à coordenação do PGCult, que sempre divulga editais como forma de incentivo aos estudantes, e à minha orientadora, professora Mônica Sousa, por toda a dedicação na formação de pesquisadores. Viva a ciência!”, comemorou Raimundo Plácido.

O Núcleo de Projetos do CIM terá o papel de identificar, elaborar e gerenciar projetos municipais. O seu funcionamento será variável de acordo com as necessidades e a capacidade estrutural das administrações municipais. Os Mestrandos e os Doutorandos atuarão na estrutura central do Núcleo de Projetos e serão a base do primeiro Programa Nacional de Residência em Projetos, em que atuarão sob a supervisão e com o acompanhamento de professores e profissionais reconhecidos da UFMA e de outras Universidades Federais Brasileiras.

Segundo Emanuely, o LabCim surge como uma nova e ampla possibilidade de geração de pesquisas científicas. “Acredito ser uma oportunidade para projetos que contribuam para o desenvolvimento de áreas significativas para a sociedade. Agradeço a aprovação no processo seletivo do LabCim, e também ao PGCult por firmar essa parceria que visa construir o primeiro Programa Nacional de Residência em Projetos”, afirmou a mestranda.

%d bloggers like this: