S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Campus do IFMA, no Maracanã, abre inscrições para Jornada Internacional Gastronômica

Por: Ananda Reis - IFMA

Entre os dias 26 e 29 de abril, será realizada a I Jornada Gastronômica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) –  Campus Maracanã. Com o tema “Le goût du monde” (O sabor do mundo, em português), o evento reunirá professores e chefs internacionais, em palestras e masterclass, transmitidas ao vivo pelo canal TV IFMA Maracanã, no YouTube. As inscrições gratuitas podem ser feitas clicando aqui.

No primeiro dia do evento, às 16h, a programação será aberta pela professora portuguesa Joana Lucas, que é doutora em Antropologia. Ela vai falar sobre “Alimentação e identidade nacional: história, consumo e práticas alimentares (algumas notas sobre Portugal)”. Pesquisadora no campo da antropologia da alimentação, Joana Lucas tem investigado em seu pós-doutoramento os efeitos da patrimonialização da “Dieta Mediterrânica” em Tavira (Portugal) e Chefchaouen (Marrocos).

No dia seguinte, às 15h, com o também professor português, Luís Cunha, doutor em Antropologia e membro do Centro em Rede de Investigação de Antropologia (CRIA), haverá palestra “Do prato ao reconhecimento público: o menu das Confrarias Gastronômicas”.

Masterclass

Um Menu Helvétique será preparado pelo M. Danyel-Reynold, da Suíça, no dia 28/04, às 9h. O empresário e escritor já cozinhou para grandes atores e personalidades da França. Ele trabalha seu savoir-faire direcionado a uma cozinha que agrega elementos do terroir, respeitando suas raízes, bem como atua na valorização do pequeno produtor. Haverá tradução consecutiva.

Brasil, Japão e cozinha norte-americana

A Jornada Gastronômica continua no dia 29/09, às 10h, com uma palestra que vai percorrer os caminhos entre o Brasil e o Japão. Essa temática ficará por conta da Chef Reymi Myazi, de São Paulo, que é neta de japoneses. Empresária no Zenra Gastronomia, ela se especializou em cozinha asiática (japonesa, chinesa, tailandesa, indiana e vietnamita) e ainda passeia pela culinária internacional (brasileira, mexicana, americana, árabe, italiana, portuguesa, espanhola).

Para encerrar o evento, a partir das 13h30, o chef Leonel Ribeiro fará uma exposição sobre “O porco na cozinha norte-americana (algumas abordagens: Soul Food, Cajun & Creole, American BBQ)”. Em sua formação, fez cursos pela IAG na Argentina e pelo Institute Paul Bocuse, na França. Ele é sócio chef e pitmaster, em Portugal, no Cabeça de Porco BBQ Experience.

O evento está sendo organizado pelo Curso Técnico em Cozinha, do IFMA – Campus Maracanã, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais/IFMA. Os participantes terão direito a certificado.

%d bloggers like this: