S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Começa nessa quinta-feira, 15, a XII Semana Monteiro Lobato realizada pelo o curso de Biblioteconomia da UFMA

Por: Kelle Dias

O departamento de Biblioteconomia realizará, nos dias 15, 22 e 29 de abril, a XII Semana de Monteiro Lobato, com o objetivo de debater a importância da literatura lobatiana na formação de leitores, de forma contextualizada e crítica, visando ampliar o debate em torno das temáticas abordadas, pontos de vista, personagens, ambiente, período histórico e outras características literárias.

O evento faz parte do calendário cultural do curso de Biblioteconomia, sendo uma atividade desenvolvida por meio da disciplina “Leitura e Formação de Leitores” e integrada ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura – GEPPLEM, visando habilitar os alunos para experiências teórico-práticas, nas áreas de mediação de leitura, letramento literário e ação cultural em bibliotecas.

A coordenadora da semana, Leoneide Maria Brito Martins, falou sobre a importância da Semana Monteiro Lobato. “O evento será de grande relevância, considerando que tem como um dos objetivos formar o bibliotecário mediador, educador e agente cultural para incentivar a prática de leitura em diferentes ambientes culturais e educacionais e, sobretudo, para contribuir na formação de leitores”, mencionou.

As oficinas serão realizadas de forma remota, pelo canal da Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA (DIB), no YouTube. O primeiro dia do evento será aberto ao público e contará com a mesa-redonda “A produção Literária Lobatiana e sua Influência na Formação do Leitor”, ministrada pela professora Sônia Travassos, Doutora em Educação pela UFRJ. Já nos dias 22 e 29, as oficinas serão destinadas aos alunos do curso de Biblioteconomia da UFMA, como atividade prática e de extensão universitária, na área de Mediação de Leitura.

Acesse a plataforma do evento para conferir a programação

%d bloggers like this: