S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

I Encontro Pedagógico do Colégio Universitário da UFMA é iniciado com debate sobre o currículo escolar em diferentes contextos

Por: Kaio Lima - UFMA

Na terça-feira, 23, teve início o I Encontro Pedagógico do Colégio Universitário da UFMA (Colun), com o tema “O currículo escolar em diferentes contextos: práticas e desafios na atualidade”. O evento será realizado nos turnos matutino e vespertino, até o dia 5 de março, por meio da plataforma Google Meet.

A mesa de abertura foi coordenada pela professora do Colun Beatriz de Jesus Sousa e teve como convidados os docentes Micael Carvalho dos Santos, também do Colun; Daniel Santos Costa, da Universidade Federal de Uberlândia; e a professora Lícia Cristina Araújo da Hora, do Instituto Federal do Maranhão.

Segundo Daniel Costa, a escola vem tentando manter estruturas muito antigas, que funcionaram em outro momento da nossa sociedade, mas agora não tanto. Ele também chamou a atenção para a necessidade de revisão do currículo, de mudança dos itinerários curriculares. 

Na sequência, a professora Lícia Cristina comentou a reforma da educação pública, as diretrizes para educação profissional e tecnológica e a defesa da natureza do trabalho docente e a função social da escola. A docente destacou a articulação que vem sendo feita, por meio das reformas da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), para que a rede privada tenha domínio sobre a educação pública.

Por último, Micael dos Santos falou sobre o currículo e o panorama recente das políticas educacionais no Brasil. Ele frisou as compreensões sobre o currículo e o marco político por meio da Medida Provisória 746/2016, que desencadeou comentários sobre a Base Nacional Curricular Comum, além das reformas da educação infantil e ensino fundamental, em 2017, e ensino médio, em 2018.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, o evento terá ainda uma discussão, com participação de equipe pedagógica, professores e técnicos, com mediação da professora Maria Jandira de Andrade sobre “Construção de diretrizes curriculares com base nas áreas de conhecimento”, além de oficinas, por área, sobre práticas curriculares.

Saiba mais sobre a programação completa do evento

%d bloggers like this: