S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Abertas as inscrições do Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas, evento que ocorrerá de 15 a 19 de março

Por: Allan Potter - UFMA

De forma on-line, entre os dias 15 e 19 de março, ocorrerá o Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas “Povos, comunidades, natureza: insurgências frente ao extrativismo predatório”, que objetiva sensibilizar, denunciar, realizar debates, trocas de experiências e incidência política a respeito dos impactos socioambientais e das violações de direitos gerados por empresas mineradoras e suas cadeias de suprimentos.

O evento é inspirado no Seminário Internacional “Carajás 30 Anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia oriental”, realizado em 2014, em São Luís. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line. Aos que desejarem submeter trabalhos, o prazo vai até o dia 19 de fevereiro, pelo site do Seminário.

A programação contará com grupos de trabalhos; apresentação da peça “Somos Todos Águas” pelo grupo juvenil de teatro de Piquiá de Baixo; webinários; minicursos;  lançamento dos livros “Ninguém bebe minério”, “Terra dos Encantados”, “Diálogos do Sul Atlântico” e do relatório da Justiça nos Trilhos (JnT) “Direitos Humanos e Empresas: a Vale S.A. e as estratégias de dominação, violações e conflitos envolvendo territórios, água, raça e gênero”, além de apresentação cultural no encerramento.

Segundo Elio de Jesus Pantoja Alves, professor do Departamento de Sociologia e Antropologia (Desoc) e membro pesquisador do grupo de estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente da UFMA (Gedmma), essa versão virtual do evento tratará de temáticas à luz do quadro de retrocessos em direitos humanos e preservação ambiental, de injustiça, de ataques ambientais e de desdém pelas mudanças climáticas, bem como a conjuntura da pandemia e do pós-pandemia.

Outras informações podem ser obtidas na página do Seminário Internacional e nos perfis no Instagram @gedmma_oficial e @justicanostrilhos.

Saiba mais

O evento é promovido por Justiça nos Trilhos (JnT), Gedmma, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGSOC) da UFMA e do grupo de trabalho Fronteiras, Regionalização e Globalização do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales). 

%d bloggers like this: