S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Campanha da UNESCO IESALC convida graduados para compartilhar sua experiência acadêmica no exterior

Estudantes, professores, responsáveis pela internacionalização e pesquisadores interessados ​​em compartilhar suas experiências acadêmicas e profissionais no exterior podem participar enviando seus depoimentos até o dia 19 de fevereiro.

Foto de Pang Yuhao em Unsplash

Segundo dados da UNESCO, a mobilidade acadêmica global é de aproximadamente 5 milhões de alunos, enquanto na América Latina e no Caribe é de quase 312 mil alunos (2017). Desse número de alunos que deixou um país da América Latina e o Caribe, apenas 120 mil foram estudar em outro país da região. É o segundo bloco geográfico do mundo onde o crescimento da mobilidade tem sido o menor, de acordo com o que foi coletado em documento sobre mobilidade acadêmica publicado pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) em 2019.

Se a baixa mobilidade intrarregional tem sido uma preocupação constante antes do surgimento da pandemia do COVID-19, esses números podem ser afetados pela interrupção da continuidade acadêmica, que já atinge o primeiro ano. Nesse contexto, o IESALC iniciou uma campanha promocional para a ratificação do Novo Acordo Regional para o Reconhecimento de Estudos, Títulos e Diplomas em Educação Superior para a América Latina e o Caribe, como mecanismo facilitador do processo de reconhecimento de estudos para estudantes e acadêmicos da região de forma transparente, justa e não discriminatória. Dessa forma, o acordo busca facilitar a mobilidade acadêmica intrarregional com base no consenso latino-americano e com vistas ao fortalecimento dos sistemas de ensino superior da região.

Como parte dessa iniciativa, o IESALC convida a comunidade universitária da região a compartilhar suas experiências a partir de depoimentos individuais, com o objetivo de coletar experiências de alunos, professores, responsáveis pela internacionalização e pesquisadores em torno da mobilidade acadêmica, e poder identificar as vantagens e desvantagens que para os estudantes universitários significou o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e profissionais no exterior. As respostas obtidas servirão para promover as melhores práticas que garantam o direito à educação superior para todas as pessoas da região.

Os interessados ​​em participar, seja por meio de vídeos curtos de um minuto ou de textos de até 500 palavras, podem enviá-los para info-IESALC@unesco.org, colocando a hashtag #ConvenioEdSupUNESCO no assunto até o dia 19 de fevereiro de 2021. Baixe dicas para gravar e compartilhar seu próprio vídeo e/ou texto aqui: Depoimentos#ConvenioEDSupUNESCO

Para utilizar o seu vídeo ou texto no nosso site é necessário preencher o Formulário de Permissão da UNESCO para fotos e vídeos para adultos e enviá-lo para: info-IESALC@unesco.org colocando no assunto #ConvenioEdSupUNESCO junto com o vídeo ou texto para postar.

%d bloggers like this: