S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

VII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental recebe artigos até 28 de fevereiro

Por: Lúcio Silva - UFMA


Com o tema “Planejamento e Educação para a Sustentabilidade Energética, Hídrica e Ambiental”, a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial (CBEAAGT) ocorrerá na UFMA, de forma on-line, entre os dias 5 e 8 de maio deste ano. A promoção do evento ocorre em parceria de três universidades: UFMA, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em sua grade de programação, o VII CBEAAGT oferta conferências de abertura e encerramento, mesas temáticas, minicursos e demais atividades, contando com um quadro de pesquisadores comprometidos com a qualidade dos debates no cenário científico contemporâneo. O objetivo principal do evento, segundo a organização, é a atualização e integração de pesquisas concernentes à educação ambiental e ao planejamento territorial, desenvolvidas em diferentes âmbitos institucionais.

O congresso terá participação de professores da UFMA e de diversos outros estados. Na ocasião, o docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) Arkley Marques Bandeira ministrará a palestra de encerramento com o tema “Gestão do Patrimônio Arqueológico”. Além dessa palestra, o docente do Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), Leonardo da Silva Soares, ministrará um minicurso com o tema “Ecologia de Estuários e Manguezais”.

Sobre a submissão

Os artigos poderão ser enviados até 28 de fevereiro de 2021, e o autor principal do artigo deve estar inscrito no evento, como requisito para a submissão do trabalho. O envio do artigo será pelo sistema de submissão disponível no site do evento, e não serão aceitos artigos enviados por e-mail.

A coordenação informa, ainda, que os artigos aprovados serão publicados como capítulos de e-book com ISBN e veiculados no site do evento em até 90 dias úteis após o encerramento.

Mais informações

Para saber mais informações, acesse o site e ou Instagram.

Sobre os eixos temáticos

EIXO I – Educação ambiental e suas aplicabilidades

A Ecopedagogia e a ética ambiental, compromissos com a sustentabilidade, segurança hídrica e energética.

Educação ambiental no contexto curricular e interdisciplinar.

Cartografia social e geotecnologias e suas inserções na educação ambiental em unidades de conservação e comunidades tradicionais.

Educação ambiental e recuperação ambiental, reciclagem e reúsos de resíduos.

Educação ambiental e extensão universitária: experiências e perspectivas em comunidades tradicionais e periféricas.

Educação ambiental e o turismo sustentável e comunitário.

Estratégias de educação ambiental formal e informal em suas diferentes vertentes.

EIXO II – Planejamento e gestão territorial em suas diversas amplitudes

Agroecologia, permacultura e conhecimentos ecológicos locais aplicados à gestão territorial.

Análise de fragilidades e vulnerabilidades socioambientais.

Estratégias de Geocologia das Paisagens e Análise Geossistêmica no planejamento e na gestão territorial em suas diferentes escalas e aplicabilidades.

Geotecnologias e cartografia social aplicadas ao planejamento e gestão territorial.

Impactos ambientais na exploração dos recursos hídricos e energéticos.

Interdisciplinaridade e sustentabilidade para o ordenamento territorial de bacias hidrográficas e outras categorias de análise.

Organização espacial de áreas urbanas e rurais.

%d bloggers like this: