S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Outros Idiomas

Você está aqui:

Universidades Públicas do Nordeste se reúnem para discutir projeto UniVERciência

Por: Kelle Dias - UFMA

Na manhã desta quinta-feira, 4, ocorreu a primeira reunião virtual das Universidades Públicas Nordestinas interessadas em integrarem o projeto “UniVERciência”. O foco do projeto é a promoção, popularização e difusão da ciência, em seus diversos aspectos, para fortalecer a relação entre as universidades públicas e a sociedade. Na ocasião estiveram presentes o superintendente de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, Fernando Oliveira; a diretora da TV UFMA, Cecília Leite; e a coordenadora do Núcleo de Mídias e Conteúdos da TV UFMA, Josie Bastos.

O nome do projeto deriva do programa UniVERCiência, criado em 2020 pela TV UESB, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que agora, a partir da parceria com a TV Educativa da Bahia (TVE Bahia) e outras instituições, vai se transformar em um programa de conteúdo regional envolvendo todos os estados do Nordeste, para distribuição em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, nacionais e internacionais, além de canais e instituições sem fins lucrativos na Internet.

De acordo com o assessor geral de comunicação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Rubens Sampaio, a ideia é produzir uma temporada de 13 programas com 26 minutos de tempo líquido, apresentado, dirigido e editado pela equipe da TV UESB, com apoio da TVE Bahia, e o conteúdo produzido pelas universidades públicas nordestinas, por meio de suas emissoras, pró-reitorias, assessorias, departamentos, programas, projetos, laboratórios e cursos.

A diretora da TV UFMA, Cecília Leite falou da importância que será o projeto para as universidades públicas nordestinas. “Esse projeto irá mostrar para o país que nós, nordestinos, também produzimos pesquisa, e será muito interessante, principalmente, se conseguirmos um espaço na TV Cultura. Quero reiterar o meu apoio junto a UFMA nesse projeto”, declarou.
A coordenadora do Núcleo de Mídias e Conteúdos da TV UFMA, Josie Bastos relatou uma das experiências da Universidade com programas de pesquisa, o “Foco na Pesquisa’’, para sugerir como as pesquisas podem ser selecionadas pelos programas do projeto. “Entramos no site da pós-graduação da universidade e pegamos as pesquisas aprovadas pelo Consepe, a partir de então, olhamos o currículo lattes do pesquisador, verificamos o projeto mais recente dele, e posteriormente, entramos em contato. Essa é a maneira mais eficiente e que nos trouxe resultados”, relatou.

O superintendente de comunicação e eventos da UFMA, Fernando Olivira, destacou o compromisso da Universidade em prestar serviços de qualidade e educativos para a sociedade. “A gestão Natalino Salgado tem investido na compra de novos equipamentos para a TV UFMA. A inserção da emissora nessa rede de TVs Universitárias vem coroar o fortalecimento das ações de comunicação para ampliar a visibilidade da produção científica da UFMA”, afirmou.

%d bloggers like this: