S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Outros Idiomas

Você está aqui:

Professor da UFMA lançará livro sobre 80 anos de procedimentos contábeis no Brasil

Por: Kelle Dias - UFMA

O livro “Contabilidade Societária: 80 anos de Procedimentos Contábeis no Brasil”, do professor Manoel Rubim da Silva, do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliária e Administração da UFMA, será lançado na terça-feira, dia 9 deste mês, em endereço ainda a ser divulgado. O livro aborda o reconhecimento pela legislação societária do novo órgão normativo contábil brasileiro, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), pontuando, também, os fatos que impactaram de modo geral as normas e os procedimentos contábeis brasileiros.

A obra tem por objetivo retratar os preceitos e os procedimentos contábeis, presentes na legislação societária desde o antigo Decreto-Lei n.º 2.617/1940, que dispunha sobre as Sociedades Anônimas, comentando as mudanças nos preceitos e procedimentos contábeis, a partir da entrada em vigor da nova Lei das Sociedades por Ações, e as posteriores alterações, especialmente no que diz respeito às leis que tratam da harmonização contábil brasileira, com as Normas Internacionais de Contabilidade emanadas do International Accounting Standards Board (Iasb).

Segundo o professor, o livro é resultado de uma ampla experiência acadêmica, profissional e de pesquisa, sendo desenvolvido em três capítulos estruturais, sendo que, em cada um deles, partilha o conhecimento em vertentes essenciais sobre o conteúdo, de modo a desenvolver o assunto de forma estruturada. Além disso, a abordagem da obra é pioneira no Brasil. “Pesquisando esse assunto nos livros da maior editora brasileira, a Atlas, não encontrei nada sobre. A abordagem feita é pioneira aqui no Brasil”, conta Manoel Rubim.

Saiba mais

Graduado em Ciências Contábeis e especialista em Auditoria Contábil pela UFMA, Manoel Rubim, em 1976, foi aprovado em concurso público na função de técnico em Contabilidade na Inspetoria Seccional de Finança do Ministério da Fazenda em São Luís. Ele já foi auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, e, em 1986, quando prestou concurso para professor da UFMA, foi aprovado. Em 2020, recebeu da Universidade o título de Professor Emérito.

%d bloggers like this: