S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Egresso do PGCult publica livros sobre os impactos das tecnologias no jornalismo

Jean Carlos da Silva Monteiro é aluno egresso do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão

Com o objetivo de ampliar as discussões acerca dos impactos das tecnologias no jornalismo, o docente Jean Carlos da Silva Monteiro, estudante egresso do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult-UFMA), publicou dois livros pautados nas mudanças ocorridas no âmbito profissional e acadêmico dos jornalistas, com base nas transformações advindas com o surgimento das tecnologias emergentes.

As obras, “Jornalismo, Cultura e Sociedade: dilemas sobre o ensino, a profissão e as questões da web na contemporaneidade” e “Jornalismo multimídia: da formação às novas práticas”, publicadas pela editora Mentes Abertas-São Paulo, foram organizadas juntamente com as professoras Juliana Campos Lobo, do Instituto Politécnico de Viseu (Portugal), e Marina Magalhães de Morais, da Universidade Federal de Campina Grande.

De acordo com Jean Monteiro, os capítulos abordam questões que vão desde o ensino de jornalismo até as novas práticas laborais impostas por um novo modelo de comunicação que se estabelece em rede. “A perspectiva é discutir a atual revolução tecnológica e apresentar as novas atividades do setor, as quais nasceram por causa das implicações das tecnologias na forma de ensinar e de fazer jornalismo do século XXI”, disse.

Ele destaca, ainda, a importância de discutir a relação entre o jornalismo e as tecnologias digitais diante dos novos cenários sociais e culturais. “Por causa do advento da Sociedade da Informação, o domínio das tecnologias se faz necessário tanto na prática educativa e formadora desses profissionais, quanto na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos disponíveis”.

Outras questões da web

No mundo contemporâneo, a complexidade do modelo de comunicação em rede revela que as transformações implementadas pelas tecnologias digitais superam a dimensão midiática da informação e comunicação, e fomentam discussões para além do ensino e da prática jornalística. Por essa razão, os livros organizados por Jean Monteiro, Juliana Lobo e Marina Magalhães contam com uma seção especial que reúne textos dedicados a questões da web com base nas perspectivas política, mercadológica e estética.

Os livros podem ser adquiridos por meio do site da editora Mentes Abertas. Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram ou pelo Facebook da editora.

Sobre o egresso

Jean Carlos da Silva Monteiro é graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. É especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Também é o líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia.

Foi indicado ao Prêmio Fapema 2019, na categoria Dissertação de Mestrado. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando, principalmente, sobre Hipertextualidade, Webjornalismo, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e Formação do Jornalista, Educomunicação e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

%d bloggers like this: