S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Outros Idiomas

Você está aqui:

Universidades Federais apresentam o Programa de Mobilidade Virtual em Rede

Por: Assessoria de Comunicação - UFSB

Na manhã dessa sexta-feira, dia 29 de janeiro, aconteceu a live de apresentação do Programa de Mobilidade Virtual em Rede (Promover IFES). O Programa viabiliza que as/os estudantes de graduação cursem componentes curriculares, de modo remoto, em instituições participantes do acordo. Estavam presentes na apresentação Danilo Giroldo (Reitor da FURG), Joana Angélica Guimarães da Luz (Reitora da UFSB), Natalino Salgado Filho (Reitor da UFMA) e Edward Madureira Brasil (Reitor da UFG), além das Pró-Reitoras Jaqueline Civardi (UFG) e Isabel Ibarra (UFMA).

Para iniciar a live, o Reitor Edward Madureira enfatizou o momento histórico que é o lançamento do Promover IFES, marcando a integração entre as instituições federais na graduação. “Entendemos que temos no país uma infraestrutura e composição talvez única no mundo: 69 Universidades Federais, 337 câmpus dessas universidades, espalhados por todo o país e com uma condição muito singular”, afirmou o reitor.

Ainda, de acordo com ele, essas especificidades possibilitam integrações entre as universidades de forma responsável e com impactos grandiosos para o desenvolvimento do país. “Vejo, neste dia de hoje, o início de um grande movimento que será fundamental para a integração do sistema e que poderá contribuir muito com o nosso país à medida que avançar’, acrescentou.

O reitor Natalino Salgado Filho relembrou o ano de 2020, ano de muitas dificuldades, com a necessidade de novas organizações e, com elas, uma melhoria substancial em investimentos de novas tecnologias educacionais, fundamentais para a mobilidade.

Dando continuidade à live, o reitor Danilo Giroldo comentou o potencial fantástico do programa, que é capaz de promover um diálogo inter-regional e intercultural de alta relevância para a formação dos estudantes e qualificação do ensino. Ele finalizou falando sobre a magnitude do programa, que já nasce com adesão da comunidade e que tem tudo para crescer ainda mais.

A reitora Joana Angélica Guimarães relembrou que a UFSB tem em seu DNA a inovação, um dos pilares de sua criação. Para ela, o programa tem a capacidade de fortalecer as instituições no trabalho em rede.

Assim como os demais reitores, a professora Joana também acredita na ampliação para outras áreas da universidade, mas, em especial, a extensão: “A extensão é uma vertente das nossas instituições que tem um potencial enorme com um trabalho em rede, que estamos iniciando aqui”. A reitora acredita que a extensão tem um papel importante para integrar e conhecer as distintas realidades do país.

Na UFSB, o processo de adesão ao Programa teve início com o trabalho da professora Janaína Losada, antiga pró-reitora de Gestão Acadêmica, e, agora, conta com o trabalho do pró-reitor Francesco Lanciotti. “A elaboração do edital que possibilita a implementação dessa ação foi um grande desafio para as equipes das pró-reitorias das quatro instituições, uma vez que exigiu estratégias que possibilitassem equalizar diferenças e peculiaridades administrativas das instituições participantes (calendários, regime de oferta de componentes, normas específicas dos projetos pedagógicos dos cursos). Enfim, um grande quebra-cabeças muito bem-montado pelas equipes!”, afirma o atual pró-reitor. 

Sobre o Edital e as inscrições

Nessa seleção, estão sendo ofertadas 340 disciplinas e 2.130 vagas, entre as quatro universidades que fazem parte do acordo: UFSB, UFG, UFMA e FURG. O Edital já está publicado na página da UFSB. Nele, é possível visualizar os requisitos, o cronograma, as disciplinas ofertadas, entre outras informações.

A ideia dos reitores participantes do acordo é que, em um segundo momento, haja uma ampliação e simplificação do processo, para que mais universidades consigam participar do Programa.

Jaqueline Civardi explicou na live que a/o estudante matriculada/o na sua universidade pode cursar, simultaneamente, até três disciplinas em duas universidades diferentes ou em uma mesma universidade.

Para participar da seleção, a/o estudante deverá preencher o formulário eletrônico até o próximo dia 03 de fevereiro (quarta-feira).

Na próxima terça, dia 02 de fevereiro, ocorrerá uma live, às 18 horas, com os quatro pró-reitores das universidades participantes para falarem mais sobre o edital e sanarem as dúvidas das/os estudantes.

%d bloggers like this: