S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Outros Idiomas

Você está aqui:

Encerrada terceira edição do Congresso Nacional de Educação da UEMASUL

Um público de 816 inscritos entre estudantes e profissionais da área educacional, refletiu sobre a importância do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura.

Por: Assessoria de Comunicação - UEMASul

O evento começou dia 25 de janeiro com palestra ministrada pela Profa. Dra. Romilda Teodora Ens (PUCPR) e mediação da Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva (CCHSL/UEMASUL). Foto: ASCOM/UEMASUL

O 3º Congresso Nacional de Educação da UEMASUL com o tema: “Formação docente e os desafios do estágio supervisionado” promoveu discussões sobre o estágio e sua importância para a formação dos professores e professoras durante três dias de evento. O tema foi escolhido por ser um momento importante na formação profissional, já que o acadêmico é incentivado a colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos. É a possibilidade ainda de se vivenciar problemas e identificar estratégias para solucioná-los.

Para a participante, pedagoga Lívia Maria de Carvalho Cardoso, da Secretaria de Educação do Tocantins,  “o congresso possibilitou uma reflexão sobre o cenário educacional contemporâneo, quando se deve considerar o movimento em busca de reformas nos sistemas educativos e o papel fundamental atribuído a qualificação profissional e aos estágios supervisionados, para implicar em preposições que possam transformar a prática docente”.

O evento organizado pelo Centro de Ciências Humanas Sociais e Letras (CCHSL), por meio dos cursos de Pedagogia; Letras, Língua Inglesa e Letras Língua Portuguesa dos campi Imperatriz, Açailândia e Estreito teve um público de 816 inscritos entre estudantes e profissionais da área educacional, apresentados 217 trabalhos e aprovados 189. 

Com foco na divulgação de resultados das experiências docentes e discentes sobre a importância do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura, e a qualidade do processo de formação do professor, foram desenvolvidos webinários/palestras, minicursos e mesas-redondas. 

A professora Diana Barreto Costa, uma das integrantes da Comissão Organizadora avaliou positivamente todas as atividades do congresso. “Tivemos participantes dos estados do  Pará, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Alagoas, São Paulo, Paraíba, Tocantins, Distrito Federal, do Maranhão e um grupo significativo de participantes e dos nossos alunos. Foram três dias de intensas atividades. Houve uma correspondência desse público de inscritos e de não inscritos , já que foi disponibilizado o link para que chegasse a todos que tivessem interesse. A alegria é grande e o nosso sentimento é de gratidão a Deus, à Gestão Superior da UEMASUL, aos cursos envolvidos e a cada docente de todos os campi que tiveram representatividade na elaboração do projeto, garantindo o sucesso do evento”. 

As atividades do 3º Congresso Nacional de Educação, que seriam desenvolvidas durante cinco dias foram encerradas pela Comissão Organizadora ao final do terceiro dia, devido ao luto decretado  pelo falecimento do professor da UEMASUL, Jailson de Macedo Sousa.

%d bloggers like this: