S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Outros Idiomas

Você está aqui:

UFMA seleciona propostas de negócios inovadores de alunos de graduação e de pós

Por: Keliane Costa/AGEUFMA


Estudantes de graduação e de pós-graduação têm mais uma chance de se inscreverem para a seleção de Propostas de Pré-Incubação de Projetos de Negócios Inovadores. O Edital nº 43/2020, da Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA, que visa incentivar e apoiar o empreendedorismo e a inovação entre a comunidade acadêmica, está com as inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro. Ao todo serão selecionadas 30 propostas de negócios e os candidatos que forem aprovados receberão diversas formações na área.

A seleção será avaliada pelo Núcleo Avançado de Empreendedorismo da Universidade (NAVE – UFMA) e coordenada pela Diretoria de Empreendedorismo (DEMP). Segundo o diretor de empreendedorismo, Walter Nunes, essa seleção, além de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora na instituição, vai ajudar também a aproximar os estudantes ao mercado de trabalho. “O papel das universidades deve ser mais intenso para contribuir com a pesquisa e a criação de tecnologia, e é importantíssimo que todo esse conhecimento acumulado seja transferido para o mercado, e a forma disso acontecer é incentivando os estudantes a construírem projetos e empresas, para que elas possam realmente fortalecer o desenvolvimento econômico no país e no estado”, complementou. 

A UFMA pretende, com a seleção de Propostas de Pré-Incubação, não só apoiar projetos que tenham potencial de negócio, mas também disponibilizar aos acadêmicos diversas ferramentas de capacitação para a jornada do empreendedor. Os candidatos que forem selecionados participarão de workshops, oficinas, consultorias, cursos e palestras para evolução do Plano de Negócios.

O coordenador de startups e parque tecnológico da UFMA, Hélio Trindade de Matos, ressaltou que as pesquisas desenvolvidas na universidade têm um grande potencial em se transformar em produtos aplicados no mercado. “O empreendedorismo no Brasil, historicamente, está muito ligado à necessidade do empreendedor, ao fomentar ações como essas na universidade, entre os professores, alunos e técnicos. Empreender contribui de três formas: no crescimento sustentável do País, desenvolvendo tecnologias, na inovação de conhecimentos e na preparação dos nossos acadêmicos para a jornada empreendedora”, destacou.

Sobre as inscrições:

Para concorrer a uma vaga é simples, basta que o candidato ou representante da equipe preencha o formulário de Inscrição e anexe os seguintes documentos:

  1. Formulário de inscrição para a Pré-Incubação preenchido;
  2. Cópia do currículo lattes ou semelhante de todos os participantes da proposta;
  3. Cópia do RG e CPF dos candidatos;
  4. Declaração do vínculo com a UFMA ou Instituição Federal de Ensino do Maranhão.

Os projetos poderão ser submetidos individualmente ou em grupo, poderão compor a equipe de professores, técnico-administrativos, discentes da UFMA e discentes de outras instituições federais de ensino do Maranhão, a partir do 3º período.

Para mais informações, acesse o edital.

%d bloggers like this: