S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Outros Idiomas

Você está aqui:

Egressos da UFMA publicam livros sobre Tecnologias Digitais na Educação

Por: Jean Monteiro

Os docentes Jean Carlos da Silva Monteiro e Juliana Campos Lobo, que são estudantes egressos da Universidade Federal do Maranhão, juntamente com os professores Manassés Morais Xavier, da Universidade Federal de Campina Grande, e Robéria Nádia Araújo Nascimento, da Universidade Estadual da Paraíba, publicaram dois livros sobre Tecnologias Digitais na Educação pela Editora Mentes Abertas, de São Paulo.

O volume I, “As tecnologias digitais na construção do conhecimento de uma geração hiperconectada”, e o volume II, “As tecnologias digitais no processo formativo de uma geração de alunos conectados”, trazem reflexões sobre a interdisciplinaridade entre os campos da comunicação e da educação, sobretudo acerca dos benefícios das tecnologias digitais e do modo como elas estão se constituindo como ferramenta de reconfiguração do processo de aprendizagem na atualidade.

Segundo Jean Monteiro, os livros apresentam estudos e pesquisas de graduandos, graduados, especialistas, mestres e doutores de todo o Brasil sobre novas metodologias e propostas didáticas por meio da integração estratégica das tecnologias digitais no processo de aprendizagem.

“As pesquisas mostram quão oportuna e relevante é a discussão acerca da inserção das tecnologias emergentes em propostas que destaquem os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem, principalmente na atual conjuntura, em que as tecnologias abrem espaços para uma série de possibilidades educacionais, promovendo habilidades e competências, desenvolvendo uma aprendizagem mais motivacional, colaborativa, interativa e, em particular, significativa”, enfatiza o egresso da UFMA.

Juliana Campos deu mais detalhes sobre as obras, relatando experiências que originaram as produções: “Os livros relatam diferentes abordagens educacionais realizadas com as tecnologias digitais em sala de aula, apontando as principais contribuições dessas ferramentas, inclusive descrevendo como elas se transformaram em estratégias pedagógicas para ajudar o desenvolvimento do protagonismo, da comunicação, do aporte tecnológico, da curiosidade, do letramento digital, da colaboração, da inteligência coletiva, da criatividade e da criticidade de professores e alunos”.

Os livros podem ser adquiridos por meio do site da Editora Mentes Abertas. Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram e pelo Facebook da editora.

Sobre os egressos

Jean Carlos da Silva Monteiro é graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. É especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante e mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. O docente também é o líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Atualmente é docente da Faculdade Edufor São Luís.
Juliana Campos Lobo é graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo e em Letras, pela Universidade Federal do Maranhão. É especialista em Jornalismo Cultural na Contemporaneidade também pela UFMA, mestra em Comunicação Multimédia e doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Atualmente, é docente do Instituto Politécnico de Viseu, também de Portugal.

%d bloggers like this: