S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Você está aqui:

Projeto do Laboratório de Genética e Biologia Molecular da UFMA é um dos finalistas do edital VarsConsult

Por: Kaio Lima - UFMA

O Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LabGem) da Universidade Federal do Maranhão é um dos finalistas do edital VarsConsult para a análise de bioinformática de dados da New Generation Sequencing (NGS), com o trabalho “Assinatura mutacional de carcinoma de pênis HPV positivo utilizando sequenciamento de alta performance de regiões codificantes (exoma)”. Para que o projeta seja vencedor, é necessário a participação da comunidade acadêmica na votação desse trabalho, até o meio-dia de 15 de janeiro.        

Segundo a professora Silma Regina Ferreira Pereira, professora do Departamento de Biologia da UFMA e coordenadora do projeto, a proposta da pesquisa é levantar dados sobre a assinatura mutacional de tumores penianos em associação ao HPV. “Acreditamos que este projeto é de enorme relevância para o nosso estado e produzirá dados científicos significativos sobre marcadores prognósticos e novas estratégias terapêuticas para o carcinoma de pênis associado à HPV”, explicou.

O estudo, que disputa contra outros dois produzidos na Universidade de São Paulo (USP), aborda o câncer peniano, que tem mostrado alta incidência em países em desenvolvimento. No Brasil, o Maranhão apresenta um dos maiores números de casos. Segundo os autores do trabalho, apesar dos índices altos, esse tipo de tumor ainda possui poucos estudos acerca das alterações genômicas. “A pesquisa também busca elucidar aspectos sobre a origem, progressão e resposta ao tratamento, que ainda são pouco explorados”, afirmam.

Clique para votar e confirme voto, por meio da mensagem que chegará no seu e-mail 

%d bloggers like this: